biologi@

Bem vindo ao mundo biológico, deixe seu comentário

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Drogas


Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.
Tipos
Depressivas - aumentam a freqüência cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, catamina, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, maconha, haxixe, etc.
Psicodistropticas ou alucinógenarias – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: Ayahuasca, cogumelos, skunk, LSD, psilocibina e chá de cogumelo.
Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gripe Suína


A Gripe Suína também conhecida como Influenza A, é uma doença respiratória, causada pelo vírus H1N1. Este novo subtipo do vírus de influenza é transmitido de pessoa para pessoa principalmente por tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias das pessoas infectadas.
Esta gripe teve origem no México matando, até agora, mais de 100 pessoas no país e no mundo mais de 200. Há também 20 casos confirmados nos Estados Unidos, sete no Canadá e um na Espanha. Há suspeitas na Colômbia, Suíça, Dinamarca, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Suécia, Hong Kong, França, Peru e Alemanha. Todos os casos envolvem passageiros que estavam em trânsito no México. Por medida de precaução, sete países divulgaram que os voos com destino e origem ao país serão inspecionados.
Os sintomas dessa gripe são febre superior de 39°, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarréia mais severos.
No Brasil já foram confirmados 8 casos da doença, 2 casos em São Paulo, 3 no Rio de Janeiro, 1 em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São mais ou menos 32 casos suspeitos no nosso país.